Vilão ou mocinho: o café realmente causa dependência?
Você sabia que há anos os pesquisadores estudam se a cafeína vicia? O café, essa bebida tão presente na mesa dos brasileiros e de famílias do mundo inteiro, é taxado de vilão por uns e venerado por outros.
Afinal, café vicia ou não? Vamos refletir sobre esse assunto neste blog!
O que é cafeína?
A cafeína é uma molécula encontrada em diversos alimentos que consumimos em nosso dia a dia, como o café, o guaraná e o cacau. Essa molécula tem efeitos em nosso sistema nervoso central, e por isso, ao ser consumida, aumenta o estado de alerta, dá energia e ajuda até mesmo na melhora da concentração.
Cafeína vicia?
Estudos de mapeamento cerebral mostraram que a cafeína não está ligada ao circuito de dependência do cérebro, por esse motivo e outros fatores, ela não preenche os critérios para ser descrita com uma droga de dependência.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, “não há nenhuma prova de que o uso de cafeína tenha consequências físicas e sociais comparáveis, ainda que remotamente, às consequências das drogas de abuso” e o Comitê Antidoping Internacional, tirou a cafeína da lista de drogas proibidas para atletas.
Rotina, hábito e equilíbrio
Aquilo que as pessoas chamam de “vício em café” se refere geralmente a certos sintomas após um período sem tomar a bebida, principalmente dor de cabeça, por exemplo. Isso varia de pessoa para pessoa, e pode ser resolvido com a diminuição da quantidade de café tomada no dia.
No mundo do trabalho o café é muito presente e está ligado a muitos benefícios, como a melhora do foco e da concentração, além da socialização. Nesse cenário muitas pessoas desenvolvem o hábito de tomar café o dia todo.
Tudo o que é demais tem suas consequências, o segredo para tomar café é o equilíbrio. Se você tem problemas cardiovasculares, de estômago ou de intestino, consulte um médico sobre a quantidade de café que você pode tomar.
Agora, se você não tem nenhum problema específico de saúde, tome seu cafezinho em paz e aproveite os diversos benefícios dessa bebida tão amada.
Você sabia que tomado com moderação o café pode ajudar a evitar a depressão?
Acompanhe os blogs da Café Pindense! Aqui, vamos falar do nosso tema preferido: café; além dos seus benefícios, seu sabor e aroma, dicas de preparo e consumo e muito mais!
Até a próxima!
0 comentário